quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sofismo

    
    Sofismo. Ou sofisma? Esse termo é novo pra mim, e mesmo depois de tanto pesquisar, acho que não o conheço o bastante para pelo menos saber seu nome.
    Cortando a parte inevitável na qual eu fico enrolando e você perde o interesse no texto, vamos logo ao que interessa:
    Sofisma é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis isso nas palavras da página sobre sofisma na Wikipédia. Em outras palavras, (mais como uma tradução para certas pessoas, sem ofensa nenhuma) é como se você pegasse duas leis, duas afirmações que você considera certas e juntasse pra criar uma nova afirmação.                                      Mas a nova afirmação é errada. Ainda não entendeu, não é? Nas minhas palavras é como se você tivesse duas peças de um quebra-cabeça. Você as encaixa perfeitamente. Mas o desenho nelas juntas não faz sentido. 

Confuso... Pra entender metade do que eu acabei de escrever é preciso pelo menos saber como formar uma teoria... Acho que com um exemplo melhora:
Teoria do Gato Flutuante
Lei 1: Sempre que um gato cai, ele cai de pé
Lei 2: Segundo Murphy, toda torrada com manteiga passada de um lado quando jogada para cima, cai com o lado da manteiga para baixo
Sofisma: Pegue o gato, passe manteiga em suas costas e jogue-o para cima. Pela primeira lei, ele não pode cair de costas e pela segunda lei, ele precisa cair com o lado da manteiga para baixo, ou seja, as forças se anulam e ele flutuará!
    Acho que esse sofisma não é válido, porque, primeiro: a lei 2 só serve com torradas, está escrito, e segundo, a lei 2 não é real. Essa teoria é tão ridícula que se torna patética, mas não é de minha autoria, eu nao tenho tanta criatividade. Eu só li numa folha de papel escrito “JOTAPEEE”.
    Talvez isso seja uma assinatura.
    O sofismo é usado por pessoas que não buscam a verdade numa discussão, mas continuam discutindo. Existe um livro, “Como Vencer Um Debate Sem Precisar Ter Razão - Em 38 Estratagemas”  ecrito por Arthur Schopenhauer, que como você já pode imaginar tem muita relação com sofismo
    Eu vou terminar meu texto aqui, antes que eu confunda mais gente do que eu espero. Não escrevo muito bem, tomara que alguém tenha entendido o que é sofismo por mim, afinal...
    As vezes nem eu entendo o que eu digo.
                                                         

2 comentários:

Marcos Moura disse...

Parabéns Miwa , ficou ótimo...

Gustavo Ifanger disse...

Oloco em Miwa, arrasou.

Postar um comentário