Por Regina Hennemann e Isabel Lorena
A gravidez na adolescência e um assunto muito debatido hoje no mundo.No Brasil cerca de 20% das crianças nascidas são filhos(a) de adolescentes.A maioria não possui condições financeiras, emocionais nem psicológicas para assumir uma criança.
Os problemas psicológicos såo os que mais mexem com a mente das adolescentes.Sem coragem de contar para família,algumas tentam suicídio,aborto e etc.
O aborto induzido também e outro assunto muito comentado. Apesar de ser proibido por lei, existem muitas casas de abortos(açougues,padarias e etc). Porem o aborto induzido tem efeitos negativos. Segundo a ONU no mínimo 70 mil mulheres perdem a vida em conseqüência de abortos realizados em condições precárias, porem NAO existem números confiáveis sobre os abortos induzidos realizados no mundo.
Outro assunto e o pai da criança. Alguns dos adolescente não aceitam o fato da menina estar gravida e acabam abondonando-a. Outros ficam juntos, porem segundo dados 17% dos adolescentes se separam durante a gravidez.
Alem de todos estes pontos ha a escola. Uma pesquisa realizada revela que 25% das meninas que engravidam interrompem os estudos. Ha muitos motivos para a menina tomar essa decisåo. Um deles e o ''bullying''. Quando a menina engravida tem muitos motivos para ser alvo de bullying. Alguns deles incluem a vergonha e a diferença.
A diferença e um bem comum pois automaticamente quando a menina fica gravida ela ja se torna diferente e ai vem a vergonha. Se sentindo envergonhada, diferente, magoada e etc a menina larga a escola.
Bom passemos para outro problema da gravidez na adolescência: AS DOENÇAS! Muitas doenças sao sexualmente transmissíveis, algumas delas podem ate matar. O motivo dessas doenças e e a pratica das relações sexuais sem camisinha.
Muitas adolescentes alem de ficar ficam doentes transmitem a doença para a criança.O que ja faz com que a criança nasça doente.Abaixo estão algumas das ''principais'' doenças sexualmente transmissíveis,como a pessoa pode ter sido contaminada e seu tratamento.
AIDS-
Transmissão: Relações sexuais, beijo na boca, sangue e liquidos contaminados por sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno.
Tratamento:AINDA NAO SE SABE A CURA PARA AIDS.
Hepatite B-
Transmissão: Materiais ou instrumentos contaminados, relações sexuais, transfusão de sangue e derivados, transmissão vertical (da måe portadora para o bebê, parto normal ou cesariana), solução de continuidade da pele e mucosas.
Tratamento:NÅO HA MEDICAMENTOS!
Herpes :
Transmissão: Mais comum por relações sexuais.Da mãe doente para o filho na hora de dar a luz.
Tratamento: Não existe tratamento eficaz, porem existem remédios para tornar mais lenta a evolução da doença .
Além dessas existem outras doenças como HPV (uma prevenção e a vacina) e etc.
Para encerrar o nosso assunto vamos falar sobre adoção.
Segundo a tabela apresentada adiante 46% das pessoas (homens e mulheres) doam um filho porque não tem condições emocionais para cria-lo. Outro motivo e que não tem condição financeira para criar um filho; segundo a tabela 113%.
Voltando lá no começo..Quando falamos sobre o aborto induzido não tocamos em um
assunto: a adoção .
Existem muitas pessoas hoje no pais querendo adotar um filho pelo fato de não poder ter um. Muitos desses adotam de adolescentes e outros em orfanatos.
Muitas adolescentes quando doam seus filhos preferem manter sigilo outras querem participar da vida do filho mesmo que não seja como mãe e outras depois de doa-los os querem de volta.A ultima alternativa e um problema pois segundo a lei depois de ter concordado com a família não pode mas pega-lo de volta.
BIBLIOGRAFIA:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932003000100011&script=sci_arttext
http://www.dst.com.br/pag03.htm
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20101121125932AARbYq7
http://www.youtube.com/user/oassunto#p/c/96D9A8F7021FE01A/5/U4Tgmc15AeM
http://www.youtube.com/watch?src_vid=U4Tgmc15AeM&annotation_id=annotation_748838&feature=iv&v=AsOOqe4dfWk
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2008/04/23/pesquisa-25-das-meninas-que-engravidam-interrompem-os-estudos/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aborto_de_gravidez
http://amigaspsi.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário