sábado, 5 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Drogas
Por Heloise Capatto
Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que afetam os processos da mente ou do corpo quando introduzidas no organismo.
Se a droga é usada para se divertir é porque proporciona experiências de prazer. Isso leva parte dos usuários ao uso contínuo e à dependência. Por este motivo, alguns produtos tóxicos legais que são utilizados de forma excessiva, como o cigarro ou o álcool.
Algumas substâncias químicas têm o poder de alterar nosso estado de consciência disparando uma parte do cérebro responsável pelo que chamamos de sistema de recompensa, associado principalmente à manutenção da dopamina – principal neurotransmissor do corpo – no organismo.
As drogas psicotrópicas são as que alteram a forma de o indivíduo sentir, pensar e, às vezes, agir. Podem ser divididas em drogas naturais e sintéticas. Mas, de uma forma geral, são classificadas de acordo com os efeitos que exercem, ou seja, a forma como atuam sobre o cérebro. Podem ser estimulantes, depressoras ou perturbadoras do sistema nervoso central.
Leia Mais…
Marcadores:
Adolecentes,
Drogas,
Heloise Capatto
Gravidez na Adolecência
Por Regina Hennemann e Isabel Lorena
A gravidez na adolescência e um assunto muito debatido hoje no mundo.No Brasil cerca de 20% das crianças nascidas são filhos(a) de adolescentes.A maioria não possui condições financeiras, emocionais nem psicológicas para assumir uma criança.
Os problemas psicológicos såo os que mais mexem com a mente das adolescentes.Sem coragem de contar para família,algumas tentam suicídio,aborto e etc.
Leia Mais…
Marcadores:
Adolecentes,
Gravidez na adolecência,
Isabel Lorena,
Natalidade,
População,
Regina Hennemann
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Gooool! A Geografia do Futebol
Por Marcos Moura
Todo mundo sabe que o nobre esporte bretão envolve os mais irracionais e primitivos sentimentos. Da mesma maneira, se existe paixão envolvida, é mais do que sabido que sempre há aqueles que se aproveitam disso e usam de toda a sua racionalidade e senso prático para tirar proveito do que vislumbram como um ótimo negócio.
No meu caso em particular, longe de criticar a intensidade da predileção nacional pelo futebol, a minha intenção é pura e simplesmente aproveitar essa sandice coletiva - da qual me considero como adepto e entusiasta - para ilustrar (e enriquecer) o conteúdo do que poderia vir a ser uma boa aula de Geografia.
Os exemplos são inúmeros, mas agora vou me restringir ao caso brasileiro. Quando falo sobre metrópoles, por exemplo, o futebol pode muito bem ser utilizado como um fator da influência cultural que os grandes centros exercem sobre as demais regiões do país. Veja os casos dos clubes do Rio e de São Paulo, que possuem um gigantesco contingente de fãs espalhados por todo o território nacional. Dá até para confeccionar tabelas e gráficos e analisar os resultados de pesquisas sobre a preferência clubística dos brasileiros ou a distribuição de torcedores por classe social.
Tem mais.
Leia Mais…
Marcadores:
Futebol,
Geografia,
Marcos Moura
Sofismo
Sofismo. Ou sofisma? Esse termo é novo pra mim, e mesmo depois de tanto pesquisar, acho que não o conheço o bastante para pelo menos saber seu nome.
Cortando a parte inevitável na qual eu fico enrolando e você perde o interesse no texto, vamos logo ao que interessa:
Sofisma é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis isso nas palavras da página sobre sofisma na Wikipédia. Em outras palavras, (mais como uma tradução para certas pessoas, sem ofensa nenhuma) é como se você pegasse duas leis, duas afirmações que você considera certas e juntasse pra criar uma nova afirmação. Mas a nova afirmação é errada. Ainda não entendeu, não é? Nas minhas palavras é como se você tivesse duas peças de um quebra-cabeça. Você as encaixa perfeitamente. Mas o desenho nelas juntas não faz sentido.
Leia Mais…
Pensamentos Particulares...
Por Paula Lins
Depois de algum tempo convivendo com algumas pessoas, você consegue saber se ela é realmente sua amiga ou não. Se é realmente verdadeira ou só te chama de melhor amiga quando precisa de um favor ou uma ajuda. Ser amigo não é simplesmente fazer trabalho escolar junto, conversar e sim saber que pode confiar sempre nessa pessoa, saber que alguém confia em você, que gosta de sua companhia e que quer ter sua amizade sem o mínimo interesse em coisas materiais e em suas lições. Amizade não se encontra na esquina, se conquista
Marcadores:
Paula Lins
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Transformações na África Branca: Revolução de Jasmim e Primavera Árabe
Por Marcos Moura
Marcadores:
Marcos Moura,
Primavera Árabe
Assinar:
Postagens (Atom)