quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gooool! A Geografia do Futebol



Por   Marcos Moura

Todo mundo sabe que o nobre esporte bretão envolve os mais irracionais e primitivos sentimentos. Da mesma maneira, se existe paixão envolvida, é mais do que sabido que sempre há aqueles que se aproveitam disso e usam de toda a sua racionalidade e senso prático para tirar proveito do que vislumbram como um ótimo negócio.

No meu caso em particular, longe de criticar a intensidade da predileção nacional pelo futebol, a minha intenção é pura e simplesmente aproveitar essa sandice coletiva - da qual me considero como adepto e entusiasta - para ilustrar (e enriquecer) o conteúdo do que poderia vir a ser uma boa aula de Geografia.

Os exemplos são inúmeros, mas agora vou me restringir ao caso brasileiro. Quando falo sobre metrópoles, por exemplo, o futebol pode muito bem ser utilizado como um fator da influência cultural que os grandes centros exercem sobre as demais regiões do país.  Veja os casos dos clubes do Rio e de São Paulo, que possuem um gigantesco contingente de fãs espalhados por todo o território nacional. Dá até para confeccionar tabelas e gráficos e analisar os resultados de pesquisas sobre a preferência clubística dos brasileiros ou a distribuição de torcedores por classe social.

Tem mais.

Leia Mais…

Sofismo

    
    Sofismo. Ou sofisma? Esse termo é novo pra mim, e mesmo depois de tanto pesquisar, acho que não o conheço o bastante para pelo menos saber seu nome.
    Cortando a parte inevitável na qual eu fico enrolando e você perde o interesse no texto, vamos logo ao que interessa:
    Sofisma é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis isso nas palavras da página sobre sofisma na Wikipédia. Em outras palavras, (mais como uma tradução para certas pessoas, sem ofensa nenhuma) é como se você pegasse duas leis, duas afirmações que você considera certas e juntasse pra criar uma nova afirmação.                                      Mas a nova afirmação é errada. Ainda não entendeu, não é? Nas minhas palavras é como se você tivesse duas peças de um quebra-cabeça. Você as encaixa perfeitamente. Mas o desenho nelas juntas não faz sentido. 

Leia Mais…

Pensamentos Particulares...

Por  Paula Lins

Depois de algum tempo convivendo com algumas pessoas, você consegue saber se ela é realmente sua amiga ou não. Se é realmente verdadeira ou só te chama de melhor amiga quando precisa de um favor ou uma ajuda. Ser amigo não é simplesmente fazer trabalho escolar junto, conversar e sim saber que pode confiar sempre nessa pessoa, saber que alguém confia em você, que gosta de sua companhia e que quer ter sua amizade sem o mínimo interesse em coisas materiais e em suas lições. Amizade não se encontra na esquina, se conquista 

Leia Mais…

quinta-feira, 13 de outubro de 2011



Entendendo a Primavera Árabe

Leia Mais…

Transformações na África Branca: Revolução de Jasmim e Primavera Árabe

Por Marcos Moura

As revoltas populares que vêm ocorrendo no Norte da África, desde dezembro de 2010, também atingem os países do Oriente Médio.  Tais manifestações apresentam causas políticas, ou seja, o povo já não suporta viver sob regimes ditatoriais e, agora, com a presença de um contingente de população jovem mais instruída, reivindica maior participação na vida política de seus países.  No entanto, as condições socioeconômicas desses países tiveram um peso decisivo na eclosão desses movimentos populares que estão assolando essa região.

Leia Mais…